Criada, em Assembléia Geral Extraordinária, a ATENS-UFC Seção Sindical


Colegas, é com grande satisfação que falo em nome dos Dirigentes recém eleitos da ATENS/UFC SEÇÃO SINDICAL e, nesta oportunidade, agradecemos a confiança que nos foi depositada para conduzir os destinos da nossa Entidade. Clicando na foto acima é possível ver mais flashes da Assembléia Geral Extraordinária da Criação da ATENS-UFC Seção Sindical, nesta última terça-feira, no Auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação-PrPPG/UFC.

A criação da nossa ATENS-UFC Seção Sindical é a demonstração viva, “aqui e agora”, do esforço de todos nós TNS's, na busca de uma nova identidade institucional representativa da categoria, baseada no reconhecimento crescente e na valorização dos profissionais que a compõem, no respeito à pluralidade e divergências, na participação democrática efetiva e na transparência da gestão universitária.

É a partilha do desdobramento de vínculo essencial do movimento de TNS das nossas IFES, que tem no ATENS Sindicato Nacional a fonte de expressão máxima de conquista da nossa legitimidade e autonomia organizativa.

De fato, estamos somando esforços na superação de um modelo sindical existente que se esgotou como tal, seja pelas concepções e práticas historicamente adotadas em detrimento dos interesses dos TNS(s), seja trajetória oblíqua eivada de influências politico-partidárias.

Nossa entidade está nascendo sob um ciclo governamental que não conseguiu repor nossas perdas reais, e tampouco corrigir as injustiças estruturais do PCCTAE frente aos TNS's. Isto traduz a dimensão do nosso desafio de luta para superar as condições de iniquidade em que nos encontramos, e que tornaram a tabela salarial dos TNS uma das mais baixas do poder executivo federal. Hoje, cremos que seja mais baixa!

Colegas, não podemos mais nos permitir tamanha passividade e acomodação diante desse quadro, justo porque sabemos da conivência perversa daqueles que se apresentaram como nossas principais lideranças de cúpula representativa.

Basta meus colegas, conclamos a todos: Vamos à luta!

Em 2015, é de crucial importância que todos os TNS's se juntem à luta da categoria para que o impasse atual sobre a quebra da matriz de vencimento básico do PCCTAE e, consequentemente, o redimencionamento da malha salarial da classe ”E” seja superado, e avancemos numa negociação verdadeira com o Governo, com alteração de aspectos que a categoria considera injustos na valiação dos TNS's.

Nosso plano de lutas da entidade inclui os seguintes objetivos essenciais:
1) Avançar na consolidação da nossa organização institucional local, passando por um amplo fortalecimento de nosso quadro de sindicalizados;

2) Buscar espaço físico onde possamos estabelecer e estruturar jurídica e administrativamente nossa entidade sindical;

3) Intensificar encaminhamentos e ações reivindicadores da paridade democrática na gestão universitária das IFES;

4) Promover iniciativas de fortalecimento e desenvolvimento de uma politica que possa reconhecer e valorizar o potencial dos quadro de servidores TNS's, na conquista de espaço nas definições e execuções das políticas técnico-administrativas envolvendo o ensino, a pesquisa e extensão;

5) Obstinar na fiscalização das ocorrências de injustiças e desvios de funções relacionadas ao desempenho dos profissionais TNS's, bem como na ocupação de funções por designação ou nomeação destes;

6) Contribuir para o aperfeiçoamento de um programa institucional de licenças para capacitação e qualificação de TNS's com tratamento isonômico dos parâmetros de incentivos instituidos para a carreira docente;

7) Apoiar o aproveitamento dos TNS na proposição, coordenação, execução e acompanhamento de projetos de pesquisas e extensão; e

8) Incentivar e defender a participação crescente dos TNS(s) em cursos de aperfeiçoamento, de pós-graduação, em nível de especialização, mestrado e doutorado, e pós-doutorado.

Enfim, sabemos que será na partilha firme, obstinada, de nossos valores e ideais que haveremos de avançar e consolidar nossas conquistas.

Por isso mesmo, renovamos nossos sinceros agradecimentos pelo protagonismo deste belo momento democrático, desejando um forte e ATENSioso abraço em todos.

FANCISCO IVON DE ANDRADE
Presidente da AtensUFC Seção Sindical

0 comentários:

Postar um comentário